Carmen Zita Ferreira, natural de Ourém (Portugal) e nascida em 1974, é uma escritora com uma trajetória versátil. Formou-se na Universidade Nova de Lisboa em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses, concluindo pós-graduações em Formação Educacional e Cultura Portuguesa Contemporânea.
Mestre em Ciências Documentais pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, dedicou a dissertação “Biblioterapia aplicada a idosos: um novo desafio para as bibliotecas públicas portuguesas” ao tema.
Destacou-se na poesia com obras como “Jogo de Espelhos” (2004) e “Do mar grande e doutras águas” (2006). Em 2010, estreou-se na Literatura Infantil com “O Bicho de sete cabeças”, recomendado pelo PNL.
Ao longo dos anos, lançou obras como “O Pequeno Trevo vai à escola” (2015), contribuindo para a APPC. “O Morcego Bibliotecário” (2016) recebeu elogios de Valter Hugo Mãe e integrou a lista da IFLA.
Em 2017, publicou “Dois dedos de conversa”, uma coleção de poesia com CD das músicas compostas por Paulo Honório Ferreira e Jorge Gonçalves. Participou na Antologia Poética “Os Direitos das Crianças” (2018).
“Roubar ao mar” (2019), ilustrado por Alexandre Esgaio, foi recomendado pelo PNL e selecionado pela ONU para o “Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
Em 2023, em parceria com Sandra Serra, lançou “Beatriz, à árvore feliz”. Carmen Zita Ferreira tem como atividades preferidas a leitura, viagens, fotografia e canto.