O FÓLIO 23, o festival literário e de artes de Óbidos, decorre entre os dias 12 e 22 de outubro, com o tema “Diversidade”. O evento, que conta com a participação de mais de 200 autores, artistas e pensadores de vários países e áreas culturais, pretende ser um espaço de reflexão, debate e criação sobre a importância da diversidade na sociedade contemporânea.
Entre as atividades programadas, destacam-se as conferências, os debates, as mesas redondas, os lançamentos de livros, as exposições, os espetáculos musicais, teatrais e de dança, as oficinas, as sessões de cinema e as atividades para o público infantil e juvenil. Uma das apostas do festival é a promoção da educação e da literatura infantojuvenil, com a realização de encontros com escritores, ilustradores e editores, workshops de escrita criativa e ilustração, contos e leituras encenadas, jogos literários e visitas guiadas à vila de Óbidos. O festival conta ainda com a presença de convidados especiais, como o escritor moçambicano Mia Couto, o filósofo francês Edgar Morin, a artista plástica brasileira Adriana Varejão, o músico angolano Paulo Flores e o cineasta português João Botelho.
O FÓLIO 23 é uma iniciativa da Câmara Municipal de Óbidos, em parceria com a Fundação José Saramago, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto Camões e outras entidades públicas e privadas. O festival tem como objetivo promover a cultura, a educação e o turismo na região, bem como estimular o diálogo intercultural e a cidadania global.