O Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa foi recentemente atribuído ao autor português António Franco Alexandre. O prémio, que tem um valor de 5.000 euros, é entregue a cada dois anos pela Câmara Municipal de Faro a uma obra poética em português, em primeira edição, de um autor português. A cerimónia de entrega do prémio está agendada para 28 de outubro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa.
António Franco Alexandre nasceu em Viseu, a 17 de junho de 1944, e possui uma carreira académica diversificada, com estudos em Matemática e Filosofia em França e nos Estados Unidos. Em 1975, após o seu regresso a Portugal, começou a lecionar Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde permaneceu até meados de 2009.
A obra que lhe valeu o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa é intitulada “Poemas,” publicada pela Assírio & Alvim em setembro de 2021. O júri da IX edição deste prémio considerou a obra merecedora do galardão, com destaque para o poema inédito “Carrocel” incluído na antologia. O prémio é reconhecido por premiar obras que se destacam na poesia contemporânea em língua portuguesa.
O Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, no valor de 5.000 euros, conta com o patrocínio da Fundação Milénio BCP e o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, Universidade do Algarve, Jornal de Letras, Tertúlia Algarvia, Hotéis EVA SENSES e Região de Turismo do Algarve.
A atribuição deste prémio é um reconhecimento à qualidade literária da obra de António Franco Alexandre e à sua contribuição para a poesia contemporânea em língua portuguesa.