Martin Dorey

Martin Dorey é um escritor, surfista, nadador, ciclista e proprietário de uma autocaravana. Além dessas paixões, destaca-se como ativista ambiental, tendo sido o fundador e primeiro CEO da nova instituição de caridade, The 2 Minute Foundation, que surgiu em 2019 após anos de esforços para incentivar as pessoas a recolherem lixo nas praias. Embora já não esteja diretamente envolvido, continua a apoiar a organização através dos seus livros sobre plástico e resíduos, resultado de anos de campanhas dedicadas a essa causa.

Ama viajar e desfrutou de cada momento dedicado à escrita dos seus livros. A elaboração da série Take the Slow Road nos últimos anos foi uma alegria absoluta, permitindo-lhe explorar novos lugares, experimentar coisas novas e conhecer novas pessoas. Também teve um ótimo momento a escrever a sua série de livros sobre autocaravanas.

Martin reside em Bude, na Cornualha, numa casa dos anos 1970 com vista para o mar, partilhada com a sua parceira Lizzy, conhecida como Dr. Seaweed. Ela é botânica e jardineira, sendo uma fonte de grande amor e inspiração. Na garagem, encontra-se a autocaravana Fiat Ducato personalizada. Trabalha no quarto de hóspedes. Os seus filhos Maggie (20) e Charlie (19) frequentam a universidade, estudando Belas Artes e Design de Figurinos.

Além de escritor, é juiz nos Motorcaravan Design Awards do The Caravan and Motorhome Club, uma responsabilidade que adora desempenhar anualmente. Contribui regularmente com uma coluna na Coast Magazine e em outras publicações, geralmente quando lança um livro.

Martin realiza ocasionalmente palestras e apresentações sobre os seus livros, tendo participado em eventos passados para Keep Norway Beautiful, no Stormont para Keep Northern Ireland Beautiful e para a An Taisce, assim como na conferência das Nações Blue Flag.

É possível entrar em contacto para eventos de palestras ou comissões para escrita através do EMAIL: martin at copymonkey dot biz.

Além disso, é salva-vidas qualificado da RNLI Beach, mergulhador PADI com fato seco e detentor da insígnia de Proficiência em Ciclismo atualizada (uma distinção vitalícia obtida em 1970).

Adora chá e aprendeu a apreciá-lo com soja.

Em 2020, foi nomeado pelos The Wombles como o primeiro dos seus Heróis do Lixo.

Em 2023, foi agraciado com um MBE pelos serviços prestados à reciclagem e ao ambiente.

Bibliografia