HISTÓRIAS DE VELHAS PARA OS MAIS NOVOS

Na hora do conto, do dia 20 de janeiro, Teresa Guimarães, uma professora e construtora de marionetas, foi contar as histórias, “três desejos” e “corre corre cabacinha” de Eva Mejuto, com as suas marionetas.

Numa sessão diferente do habitual a “Hora do Conto”, promovida pela Biblioteca Municipal da Maia, começou com música, uma recordação de músicas e de “histórias de velhas” como lhe chamou Teresa. A tradição oral ganhou vida junto dos mais novos com uma dobadoura antiga acompanhada da respetiva música. A Teresa também cantou 3 canções tradicionais, e mostrou uns instrumentos antigos. Teresa também trouxe uma marioneta chamada Albertina. essa marioneta é muito engraçada, e a voz que a Teresa faz para a representar é espetacular. Mas a estrela da festa foi a Albertina, uma transmontana de meio palmo de altura que acompanhada dos seus amigos deu vida à história d’ ”os três desejos”.

Não vi velha nem velhinha,
nem velhinha nem velhão.
Corre corre, cabacinha.
Corre corre, cabação!,

Corre corre, cabacinha é um conto popular português de grande tradição. Conta a história de uma velhinha que, a caminho da boda da sua neta, encontra um lobo, um urso e um leão que a querem comer. Consegue convencer os animais a esperarem-na no regresso, e depois da celebração, a neta e a velhinha engendram um plano muito original para enganar as três feras.

Sonhar em noites de Lua, traz fortuna. Podeis pedir três desejos.», dizia o misterioso papel que desceu pela chaminé de um casal de velhinhos enquanto passavam o tempo a assar um naco de pão ao lume. Dentes de ouro, roupas elegantes, um palácio de diamantes… É difícil escolher, e a velhinha achou que com um chouriço no pão pensaria muito melhor. De repente… zás! Apareceu-lhe o chouriço. Tinha gasto o seu primeiro desejo! Quantos sonhos cabem em três desejos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed