A “Helena, a hiena” foi a história apresentada por Vitória Ferreira a autora do livro. Foi apresentado e lido na Biblioteca Municipal da Maia, começou às 11:30 na sala de atividades no piso 1.
A história fala de uma hiena que estava sempre a rir-se por isso os animais da savana diziam que a Helena a hiena tinha a doença do riso e que quem se aproximasse dela ficava com essa tal doença. Foi caminhar e encontrou o falcão, a macaca, uma vaca perdida e uma mosca. Contada num ritmo cativante a história prendeu a atenção de todos.
No final e como desta vez a autora estava presente foi possível fazer perguntas. Não sendo comum uma hiena ser a protagonista a autora, Vitória Ferreira explicou. Escreveu esta história, porque, “as crianças acham que as hienas são más e as pessoas nunca pensam nas Hienas”. Por isso Vitória tenta fazer com que as hienas pareçam mais fofas e que as crianças percebam que elas não são más. Conta que com esta história um dia alguém possa responder que “a Hiena é o meu animal preferido”.
No final da história todas as crianças tiveram a possibilidade de desenhar uma das personagens da histórias numa parede de ardósia.