Uma Conversa com Renata de Souza, a Artista que deu forma à princesa desastrada!

A ilustração de livros é uma forma de arte que combina palavras e imagens para contar histórias de maneira cativante e visualmente enriquecedora. Nesta entrevista, mergulharemos no universo de Renata de Souza, uma ilustradora que começou a sua carreira em 2021 e já encantou leitores com as suas criações. Ela é a mente por trás das ilustrações do livro “O Diário de uma Princesa Desastrada” e nos revelará os segredos do seu processo criativo e o que a inspira a cada traço.

Desde o seu início na ilustração até os desafios e conquistas que enfrentou, esta artista compartilhará a sua jornada inspiradora e oferecerá conselhos valiosos para aspirantes a ilustradores. Além disso, exploraremos as suas ferramentas e materiais preferidos, bem como as origens do seu estilo de ilustração único.

Prepare-se para um mergulho no mundo das ilustrações de livros e descubra como uma paixão desde a infância se transformou em uma carreira cheia de possibilidades e cores.

Como começaste a desenhar e a ilustrar livros?

Sempre desenhei desde pequena, mas só comecei a investir numa carreira de ilustração em 2021, sempre praticando e fazendo cursos que me ajudem a aprimorar minha arte. O Diário de uma Princesa Desastrada foi o primeiro livro que ilustrei.

Onde encontras inspiração para as tuas ilustrações?

Em filmes e séries que gosto de assistir, mas principalmente nos artistas que admiro.

Qual é o teu livro favorito que ilustraste até agora e porquê?

Os únicos livros que ilustrei foram da Princesa Desastrada, que eu amo demais!

Já ilustraste algum livro sobre o mar?

Ainda não, mas seria incrível ter a oportunidade de ilustrar um!

Podes partilhar um pouco do processo de criação de uma ilustração para um livro?

Normalmente eu começo pelo rascunho, e quando tenho um tempo a mais, faço estudos de composição para ver o que fica melhor. Quando surge algum bloqueio ou dúvida, procuro por referências para me ajudar. Depois faço um estudo de cores e em seguida finalizo com sombra, brilho e texturas. No caso do livro da Princesa Desastrada, a parte do estudo de cor não foi necessária, pois já havia sido decidido que o livro teria apenas 2 cores.

Quais são as tuas ferramentas de desenho e materiais favoritos?

Ultimamente eu estou trabalhando bastante no digital, no programa chamado Procreate, mas pretendo treinar mais desenho analógico, com lápis de cor e marcadores.

Como decidiste o estilo de ilustração que usas nos teus livros?

Para chegar no meu estilo fui testando várias coisas que gostava até ficar satisfeita com o meu desenho. Eu sempre procurei buscar inspiração nas artes e artistas que gostava, analisava a ilustração pra ver o que gostava mais, o que me chamava atenção e tentava aplicar no meu desenho, mas, ao meu ver, o estilo de desenho de um ilustrador está em constante mudança, pois sempre queremos melhorar e os nossos gostos mudam também com o tempo.

Tens alguma dica para alguém que quer seguir os teus passos e tornar-se um ilustrador de livros?

Primeira coisa seria construir um bom portfólio focado na área que você quer trabalhar (não precisam ser trabalhos reais, basta mostrar que você sabe fazer aquilo que você está se propondo fazer) e depois entrar em contato e apresentar seu trabalho para potenciais clientes.

O que mais gostas de ilustrar: personagens, paisagens ou algo mais?

Gosto muito de personagens!

Existe alguma ilustração tua que tenha um significado especial para ti?

Normalmente ilustrações que faço da minha família e das pessoas que amo. ❤

Que conselhos darias a uma menina como eu que sonha ser uma escritora e ilustradora no futuro?

Praticar e estudar sempre! E não ter medo de mostrar a sua arte! 💖

Renata de Souza é uma ilustradora brasileira que se inspira no universo mágico, na cultura pop e na fantasia para criar suas obras. Formada em Design Gráfico, ela começou a desenhar desde criança, mas via isso apenas como um hobby. Atualmente vem investindo na sua carreira de ilustradora, desenvolvendo seu estilo próprio, que mistura cores vibrantes, formas orgânicas e elementos mágicos. Com a ilustração mais focado no público infantil e infantojuvenil, Renata possui trabalhos na área editorial, publicitária e de brinquedos. Ela também tem um perfil no Instagram (@reyumeart), onde compartilha suas ilustrações pessoais e alguns projetos. Renata diz que seu objetivo é transmitir emoções e mensagens positivas através de suas ilustrações, e que espera inspirar outras pessoas a seguirem seus sonhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed